sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O Melhor Jantar do Mundo




































.
Eu fui. Eu gostei. Eu aplaudi. Eu já estou com saudades!

Valeu a pena! Valeu mesmo muito a pena!

Não sei se o pomposo título de “O Melhor Jantar do Mundo” corresponde a uma qualquer realidade, a tal escala.

Para mim foi a melhor refeição desde que me conheço como um ser apreciador de bons manjares.

Foi carote ou mais do que isso até. Convidei o Dom Filho e a Dona Nora que, naturalmente, se fizeram acompanhar pelo Chefe Neto Afonso ainda no invólucro; dizem que verá a luz do dia em fins de Fevereiro. Aguardemos.

Os companheiros gostaram “da janta”. Eu gostei da dita e da companhia.

Andava eu, já havia uns bons 4 ou 5 anos, a tentar conseguir uma reserva no “El Bulli”. Outubro de cada ano era o mês da tentativa para conseguir uma mesa para o ano seguinte. Outubro de cada ano era, invariavelmente, o mês da desilusão.

23h,14m de 20 de Novembro de 2008 apita o telelé e eis que recebo uma das melhores mensagens que a Dona Filha, que se encontra em Milão, alguma vez me enviou. A equipa de cozinheiros de Ferran Adriá do “El Bulli” iria estar na 2ª feira dia 24 a preparar um jantar no Ritz – Four Seasons.

Como a Dona Filha tem outros assuntos com que me enganar…, tomei a informação por boa e tratei de me pôr de imediato em acção. Contactei o Ritz que me confirmou a existência de tal evento para o limite de 400 pessoas.

No dia seguinte ainda consegui efectuar as três inscrições e a transferência bancária. Quando obtive a confirmação… não devo escrever que me vieram as lágrimas aos olhos, porque parece mal…

Soube entretanto que o evento tinha por objectivo apoiar a "Terra dos Sonhos". Muito bem. Ia juntar ao agradável o útil.

Na segunda-feira, 27 minutos antes da hora aprazada para o jantar, demos entrada no Ritz. Ainda era cedo. Fui fazendo conversa fiada com os convidados para atenuar o nervosismo. Ao fim de várias tentativas frustradas para jantar no “El Bulli” ia finalmente degustar algo para mim completamente desconhecido, era mesmo caso para estar nervoso.

Não tenho um Dom da Oratória e da Escrita suficientemente capaz de transmitir as muitas e variadas sensações gustativas e de felicidade que experimentei durante o repasto! É pena!

Também não tenho conhecimentos culinários suficientes para descrever a forma como a comida teria sido cozinhada. É pena!

Pode ser que esses Dons e os conhecimentos culinários apareçam e se desenvolvam e nesse caso numa próxima oportunidade tentarei explicar o que comi. Haverá uma outra oportunidade? Eu quero que haja. Seria normal pensar que ao satisfazer este desejo tenha ficado satisfeito. Não, nada de mais errado! Quero MAIS, MAIS e MAIS!

Ó raio de gula que tanto atormentas aqui o indígena!

No fim os cozinheiros desfilaram na sala sob um fortíssimo aplauso dos presentes. Aplaudi sentado. Não me atrevi a aplaudir de pé, não fosse o Dom Filho opinar qualquer coisa do género “ Ó Pai toda a gente aplaudiu sentada e tu tinhas de te pôr de pé!!!”.

… se houver uma próxima oportunidade… vou sozinho… para aplaudir de pé…

Muito obrigado à equipe de cozinheiros do “El Bulli”.

Muito obrigado ao Dom Filho e à Dona Nora pelo transporte e pela companhia.

Muito OBRIGADO à Dona Filha pela sublime informação.
.



http://www.terradossonhos.org/
.

2 comentários:

PP disse...

Para quem diz que não tem talento para descrever.....

Tenho pena de não ter sabido...

Tenho pena de não ter ido...

Continuo com a frustração de não ir ao "El Bulli"!!!

Abraços

Paulo


PS - Eu aplaudia de pé... ;-)))

inês disse...

ainda bem que gostaste papi!

fico triste por não ter partilhado essa experiência contigo, feliz por te ter proporcionado tal jantar.

muitos beijinhos

dona informada;)